ACE Muzambinho

10 DICAS BÁSICAS DE REDES SOCIAIS PARA OS PEQUENOS NEGÓCIOS 

Se você não sabe por onde começar ou quer melhorar o que já tem, siga as 10 dicas de ouro  para redes sociais:

Publicado em 13/04/2021
Por ACE Muzambinho
1. Defina a persona
 
Determinar os traços do seu público-alvo é fundamental. Você precisa saber informações como idade, gênero, localização e renda média. A diferença entre o público-alvo e a persona é que o primeiro contém características mais abrangentes, enquanto o segundo caracteriza compradores reais, que vão embasar as decisões estratégicas de redes sociais.
 
2.  Conheça as redes sociais, como funcionam e qual é o público de cada uma
 
Quando falamos em redes sociais, a maior parte das pessoas pensa imediatamente em Facebook. 
 
Mas existem outras redes sociais que podem ser exploradas. O Instagram tem um nível de engajamento fortíssimo. Ou seja, por meio dele, muito mais do que likes, você pode obter envolvimento, interação e relacionamento com os seus clientes. 
 
3. Escolha a qualidade em vez de quantidade
 
Nem todas as redes sociais serão adequadas para o seu negócio e para as metas e objetivos que definiu. Por dois motivos. Primeiro porque a maioria dos empreendedores de pequenas empresas precisa administrar as próprias redes.
 
Além disso, se você entendeu o propósito de cada rede social e criou personas, deve saber onde seus clientes e potenciais clientes preferem interagir. Concentre seus esforços lá, compartilhando conteúdo de qualidade e que resolva seus problemas.
 
4. Planeje-se
 
Assim como tudo na vida, para uma atuação nas redes sociais, você também vai precisar de planejamento.
 
Defina metas nas redes sociais. Use a estrutura de metas de Smart – objetivos específicos, mensuráveis, atingíveis, relevantes e com tempo determinado. Por exemplo, “vou aumentar o número de fãs na página da minha empresa no Facebook de 700 para 1,1 mil em três meses”.
 
Crie um calendário. Pense em datas comemorativas, períodos de promoção e outros conteúdos que valham a pena ser compartilhados.
 
5. Conteúdo relevante
 
Coloque-se no lugar do cliente, da persona que você criou e pense o que eles querem saber da sua empresa. Se você tem uma loja de roupas, por que não dar dicas de como combinar cores e quais são as últimas tendências? É uma boa oportunidade de mostrar seus produtos. 
 
Preste sempre atenção no que os seus clientes querem. Às vezes um conteúdo que não te agrada vai tocar os seus clientes.
 
E não se esqueça de atualizar sempre suas redes sociais com informações como telefone, endereço, dias e horários de atendimento!
 
6. Imagens
 
Uma imagem vale mais que mil palavras. Tão clichê e tão verdade! GIFs, memes, fotografias, figuras, gráficos e vídeos têm muito mais engajamento do que textos. 
 
7. Crie relacionamento 
 
Não basta colocar seus posts nas redes e não interagir com os internautas. Isso cria uma impressão de desleixo. Responda, curta os comentários, faça um filtro para apagar eventuais comentários desrespeitosos.
 
8. Programe os posts 
 
Já que você fez o planejamento e tem um calendário com as postagens, faça a programação e libere espaço na sua agenda. Existem várias ferramentas gratuitas que permitem essa facilidade.
 
9. Encontre inspiração de marcas bem-sucedidas
 
Não tem problema nenhum usar como inspiração as estratégias de sucesso. Veja as redes sociais de empresas bem-sucedidas no mesmo ramo que o seu e use-as como inspiração para fazer suas próprias campanhas. Só não vale copiar, ok?
 
10. Monitore os resultados 
 
Teste e avalie a sua estratégia. Analise dados como: número de cliques por postagem, alcance de posts, horário de publicação, conteúdo, número de visitas. Depois, faça os ajustes necessários com base nos resultados para melhorar o desempenho cada vez mais.
 
Fonte: sebrae.com.br
 
Gostou das dicas?! Então continue nos acompanhando aqui nas Redes Sociais!