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CONHEÇA ESTRATÉGIAS DE NEGOCIAÇÃO PARA EMPREENDEDORES!

Para obter êxito em uma negociação, sobretudo nas mais complexas, é importante se preparar antecipadamente.

Publicado em 11/09/2020
Por ACE Muzambinho
Uma negociação envolve sempre um impasse e uma disputa de força. Diante disso, é interessante lembrar que ninguém negocia quando não há interesse no acordo.
 
Confira 5 estratégias para atingir o sucesso de uma negociação:
 
1. Saber exatamente quem está do outro lado da negociação
É importante avaliar as forças de ambos os lados: desde as mais objetivas (saber quem precisa mais que a negociação resulte em um acordo), até as forças subjetivas (quais são os níveis de poder e cargos).
 
2. Ficar atento ao que efetivamente está sendo negociado
É muito comum as pessoas se preocuparem mais com o que tangencia a negociação, por exemplo, falar de preço de um produto quando, na verdade, o que está em pauta é a qualidade. Isso costuma afastar ainda mais a pessoa com quem o empreendedor quer concretizar o negócio. É fundamental ter claro o que está na mesa de negociação.
 
3. Saber quais são os limites de ambos os lados:
É essencial ter muito claro quais são os limites para estabelecer o quanto é possível ceder ao longo da negociação. Além disso, o grande segredo de um negociador habilidoso é saber quais são as margens da pessoa que está comandando o outro lado da negociação. Isso pode ser descoberto por meio de pesquisas ou durante os primeiros minutos da negociação. Uma boa técnica é fazer algumas perguntas que esclareçam o quanto o outro lado está disposto a flexibilizar a proposta.
 
4. Conhecer quais são as concessões que podem ser oferecidas
Isso inclui brindes, descontos ou ainda jantares de negociação. Antes de entrar na etapa do impasse, é fundamental saber quais concessões você tem na manga para oferecer.
 
5. Entender que a negociação é uma troca
É fundamental lembrar que a negociação é a busca por um acordo e este se resume em uma troca de coisas. Trocar uma concessão por outra costuma consolidar a relação dos negociadores, pois eles percebem que o outro lado também está disposto a ceder coisas que têm valores.
 
Fonte: santandernegocioseempresas.com.br
 
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